segunda-feira, 16 de junho de 2014

'Marketing de Guerrilha'

               
Como o próprio nome já diz, o marketing de guerrilha é originado da guerrilha bélica que tem por objetivo a imposição de novas ideias queimando assim seus concorrentes. Esse tipo de marketing passou a existir por motivos óbvios, as propagandas nas mídias já não estavam surtindo efeito, e eles precisavam de uma forma ou de outra inovar.
Na década de 80, com a ajuda do escritor Jay Conrad Levinson, tornou-se possível o desenvolvimento de campanhas publicitárias criativas e descontraídas sem que houvesse o excesso de custos em seus investimentos. Existem diversas formas a serem feitas pra chamar atenção do público, como uma ação nas ruas, colocação de mídias em lugares diferenciados que causem polêmica nos pedestres, até mesmo lugares exclusivos para ações e muitos outros. Um exemplo disso foi o o lançamento do canal TNT HD na Bélgica, que causou um impacto imensurável nas pessoas que transitavam pela rua e ainda aguçaram suas curiosidades colocando um botão vermelho enorme no meio da calçada, e a primeira pessoa que acionou foi surpreendida com várias cenas hilárias, uma atrás da outra, o máximo! Ao final um banner enorme despenca de um prédio divulgando a novidade e a responsável pela ilustre atração.
Em todo e qualquer lugar vemos, na realidade somos "obrigados" a ver propagandas espalhadas em ônibus, pontos de ônibus, televisão, rádio, revistas, sms que chegam em nossos aparelhos celulares e até mesmo na nossa caixa de emails.
 Não paramos pra pensar que essas propagandas nos influenciam, quando percebemos já estamos frente a frente á elas e impactados com o efeito que nos causou. Algumas dessas propagandas não necessitam de um alto investimento, e ainda assim tem um poder de impacto nas pessoas.
 O grande diferencial do marketing de guerrilha é que a ação que está acontecendo não pode parecer uma propaganda, mas sim deixar que as pessoas se questionem  e fiquem intrigadas com o que está acontecendo. O marketing de guerrilha tem o objetivo de abandonar as mídias comuns inovando e incentivando a não comprá-las e sim criá-las, uma ótima tática pra quem está começando!
 Como hoje em dia os consumidores não conseguem captar tantas mensagens ao mesmo tempo, que é o caso das propagandas em televisão, foi necessário usar outro tipo de intervenção que gerasse impacto e trouxesse de volta os olhares curiosos e a total atenção dos expectadores.
Por essas razões o marketing de Guerrilha aumentou consideravelmente a comunicação, obtendo auxílio de profissionais capacitados juntamente com empresas de comunicação, tendo assim a integração de jornalistas, sociólogos, publicitários e outros.
E viva o Marketing de Guerrilha !!


Por Rosilene Fonseca - 23 anos
Cursando Graduação Tecnológica em Marketing




Nenhum comentário:

Postar um comentário