segunda-feira, 16 de junho de 2014

"Viralizando"


Olá, no post anterior falei sobre marketing viral. Aqui darei 2 exemplos: um realmente viral e outro que não é viral, mas acabou "viralizando" por alguma coisa que cativou o público. :)



Quem não se lembra deles? Pôneis malditos. Já fazem 2 anos ou mais que essa propaganda com música irritante e divertida foi exibida por aí. No próprio vídeo já fica claro o quão viral foi a tática da Nissan para conseguir vender seu carro, brincando no final do vídeo, que se você não compartilha-lo para 10 amigos, a musiquinha ficará na sua cabeça para sempre (e meu amigo, fica mesmo, credo! hahah). Parece muito bobo, mas graças a esse comercial primeiramente divulgado no site youtube, as vendas da Nissam cresceram 85,7%, de janeiro a julho, em um mercado que cresceu 8,2% no mesmo período, segundo o levantamento da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). No caso da Nissan, por conta da associação negativa a uma imagem infantil "pôneis malditos", e da popularidade do mesmo, houveram muitas reclamações sobre o comercial, entretanto, não mudaram em nada as vendas e nem a divulgação do produto da marca. Aliás, esta é a parte negativa do marketing viral (talvez de qualquer tipo de marketing, mas, principalmente viral.), que costuma ser feito com alguma coisa que chame atenção ou que seja boba demais, e geralmente o que chama atenção é ou pode se tornar polemico, quando o viral ganha força, o crescimento da divulgação do produto é fato, mas pode ser de forma negativa, ou mesmo que positiva, podem ocorrer algumas dores de cabeça para a marca. 


Este, bastante atual (e que também incomodou, especificamente as mulheres por conta do teor machista da tal frase famosa.), não era pra ser um viral. O bom negócio.com criou vários comerciais do mesmo tipo especificamente para televisão (e só ela, apesar dos vídeos serem disponíveis no youtube): pessoas conhecidas (e consideradas desagradáveis, engraçadas, chatas) simbolizando móveis e objetos velhos para que sejam trocados no site, aparentemente a unica ideia era de ser um comercial engraçado. Normal, pessoas como Supla, Narcisa e até Maradona fizeram parte destas propagandas, mas, uma em especial conquistou o publico: Compadre Washington. Num dialogo espontâneo, Washington brinca em tom de duplo sentido com a frase "sabe de nada inocente". Uma frase que pode ser usada para qualquer situação, o que acabou ganhando muita força  e sendo utilizada até em outras marcas, em tom de brincadeira e até protestos políticos. "Viralizou" tanto que ele acabou criando uma música com a frase e atualmente ainda é bastante usada pelas pessoas. E isso claro, ajudou bastante a marca, pois, ao falar, ouvir ou ler "sabe de nada, inocente", você automaticamente lembra do comercial, da música "a cada um minuto, quatro coisas vendem, bom negócio.com" e obviamente da marca. :)


Post de Daniella Caldas.

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