segunda-feira, 16 de junho de 2014

Marketing Viral

"Marketing Viral"



Marketing viral utiliza uma tática fora do convencional para divulgar a marca/produto. Através de mídias diversas, inclusive redes sociais, esse tipo de marketing divulga a marca com ajuda do próprio publico, mas para que isso aconteça é preciso que a propaganda seja boa o bastante para cativas as pessoas, e assim espontaneamente através do famoso e velho "boca a boca", passem a mensagem uns aos outros. 

A ideia central do viral é: se popularizar com ajuda do próprio público. Fazer com que nós futuros possíveis clientes, divulguemos a marca de forma natural por livre e espontânea vontade, apenas por termos gostado daquela ideia. Um fato interessante do marketing viral é que não importa o publico alvo: quando a propaganda é boa e ganha força, pode atingir TODOS os públicos. O que pode ter prós e contras, mas, que de certo modo ajuda a divulgar a marca.
Os prós são mais que óbvios, já que quando a marca consegue atingir o publico livre, as chances dela se popularizar mais rápido são muito maiores, e o crescimento nas vendas do tal produto podem acontecer mais rápido do que o esperado, porém, dentro dos "contras", dependendo do viral e pra quem ele deve ser atingido, ao mesmo tempo que pode agradar um publico especifico, pode desagradar todos os outros, e mesmo que isso destaque o nome da marca, pode interferir de forma negativa na venda do produto, e convenhamos que se é pra estar na boca do povo, que seja de forma positiva. Não sei vocês, mas acredito que o "que falem de mim, bem ou mal" não seja lá algo bacana para uma marca, por questões sociais e obviamente de vendas também. 

Finalizando, uma boa tática de marketing viral é difundir as informações da marca e da ideia por todas as mídias possíveis existentes: redes sociais como Orkut, Facebook, Twitter, Instagram, google plus, emails, blogs, sites de vídeos como vine e youtube, de forma que a mensagem se espalhe e “contamine” os usuários. Nem toda tática viral, "viraliza", mas qualquer propaganda bem feita pode se tornar viral e cair nas graças do publico. Tudo depende da boa ideia e do publico, é claro. No próximo post darei 2 exemplos de marketing viral e não viral (mas que "viralizou" mesmo assim).


Post por Daniella Caldas.






Daniella Caldas, nasci e moro no Rio de Janeiro. Tenho 21 anos, estou cursando design gráfico e atualmente no 4° período. Tenho interesse em publicidade e propaganda, ilustração, design de games, gráfico, artes plásticas e coisas relacionadas a isso. Gosto bastante de ilustração, animação e redes sociais. Já estudei e estagiei contabilidade, mas tranquei. Sou uma das colaboradoras desse blog que pretende te ajudar a entender um pouco mais sobre marketing digital, especificamente guerrilha e viral.

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